top of page

Mindfulness: atenção plena

Mindfulness é um estado de atenção plena e ativa no presente. Quando você está em atenção plena, você pode observar seus pensamentos e sentimentos a certa distância, sem julgá-los como bons ou ruins. Em vez de deixar a vida passar por você, mindfulness significa viver no momento presente, desperto na experiência.


Essa capacidade pode ser desenvolvida através da prática da meditação.


A Psicologia Clínica e a Psiquiatria, desde os anos 70, têm desenvolvido várias aplicações terapêuticas baseadas na atenção plena, para ajudar as pessoas que estão passando por variadas condições psicológicas. A prática de Mindfulness está sendo empregada na Psicologia para aliviar algumas condições físicas e mentais, como a redução de sintomas depressivos, redução de estresse, ansiedade, adicções, etc.


Estudos recentes demonstram que a meditação Mindfulness atenua a dor física significativamente, através de múltiplos e únicos mecanismos. Essa técnica tem conquistado popularidade no mundo todo como um método diferenciado para lidar com as emoções.


Na gravidez, estudos apontam para a remissão de sintomas de depressão pré natal, como também a redução da depressão pós parto em casos de pacientes com histórico anterior. Outros benefícios relatados no período da gravidez são o aumento do bem estar, do manejo das emoções e do estresse, melhoria nas relações interpessoais e nos desconfortos relacionados à gestação.

Posts Em Destaque
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page