Somatic Experiencing® - Resolução de traumas

A Somatic Experiencing ® (Experiência Somática ®) é uma abordagem terapêutica que possibilita alívio e resolução de sintomas do transtorno de estresse pós-traumático e de outras perturbações físicas e mentais relacionadas ao trauma e ao estresse crônico.

 

"Por que os animais selvagens, mesmo estando cotidianamente à mercê de riscos e ataques brutais à sua existência, raramente ficam traumatizados?"

 

Esta foi a questão-chave para Peter Levine, Ph.D., desenvolver esta técnica a partir da observações de animais em estado selvagem. Em particular, Levine desenvolveu uma técnica terapêutica, criada ao longo de quatro décadas, a partir do aprofundamento de seu entendimento de como estes animais lidam e se recuperam de situações graves de risco à vida.

 

 

 

A SE é baseada no entendimento de que os sintomas do trauma são o resultado de uma desregulação do sistema nervoso autônomo.

 

No trauma, esta capacidade de auto-regulação fica bloqueada. De forma geral, os mamíferos regulam automaticamente suas respostas de sobrevivência a partir de seu cérebro primitivo (parte não-verbal), mediada pelo sistema nervoso autônomo.

 

Os animais selvagens conseguem "descarregar" espontaneamente o excesso de energia produzido por uma situação de perigo. 

 

Após uma situação de perigo, estes animais conseguem ativar recursos internos, inatos, que atuam como um mecanismo reparador (expresso através de movimentos corporais totalmente involuntários, tais como agitação, tremor, e respirações espontâneas profundas), de forma a reajustar o sistema nervoso autônomo e restaurar o equilíbrio.

 

Seres humanos (ao contrário de animais selvagens) perturbam esta auto-regulação através do pensamento racional, de valores culturais, da vergonha, do julgamento e, principalmente, do medo das próprias sensações corporais.

 

O trabalho com esta técnica inclui o rastreamento de sensações e emoções relacionadas à causa desregulação do sistema nervoso autônomo. As sessões não precisam se concentrar em falar sobre as experiências traumáticas. As técnicas incluem a resolução da experiência conflitiva, permitindo que o cliente possa liberar a energia armazenada e trazer de volta o seu sistema nervoso a uma situação de equilíbrio. 

 

Esta técnica, portanto, possibilita restaurar essa capacidade inerente de auto-regulação, facilitando a liberação e resolução daquilo que ficou "preso" durante um evento traumático.