top of page

"O Poder da Solidão"


"Muitos de nós têm medo de estar sozinho.


Eu falo sobre estar sozinho sem o celular, sem wi-fi. Quando foi a última vez que esteve sozinho e não tentou de alguma forma tornar esse momento mais doce, ou evitá-lo, ou superá-lo? Você estava com medo, ansioso ou com necessidade de algo mais?


Muitos e muitos estudos nos mostram que precisamos uns dos outros para sobreviver e ser feliz. E é verdade, nós precisamos. Mas, quando perdemos a habilidade de estarmos sozinhos, nosso sistema nervoso superestimulado sofre sem ter como descansar e recarregar.


A solidão que é auto imposta, desencadeada pela ansiedade social, esquizofrenia ou outro transtorno psicológico pode ser um risco à saúde, diz a psiquiatra e pesquisadora Dr. Mary V. Seeman em um estudo de revisão publicado em 2016 no Journal Psychosis. "Mas", ela escreve, "a solidão também pode trazer benefícios como recuperar o senso de si mesmo, renovar a harmonia com a natureza, escapar de uma sobrecarga sensorial, estimular a criatividade, ou despertar a espiritualidade."


Nossa mente é expert em pegar alguns pedaços de informações e criar histórias, um enredo. Uma dessas histórias é sobre estar sozinho ser tão aterrorizante, que qualquer outra coisa é preferível.


Mindfulness - atenção plena - ajuda a cultivar a solidão benéfica, que tem vantagens psicológicas e fisiológicas. Quando praticamos ancorar a atenção em um foco único, algo como a respiração, o corpo e o sistema nervoso param de operar em um estado implacável de alto estresse.


Sem cortisol e adrenalina levando a um alto estado de alerta, seu corpo tem melhores condições para relaxar. Neste estado pacífico você pode desfrutar de um ritmo mais lento para olhar ao redor e experimentar uma maior variedade da vida.


Você é capaz de deixar ir, não sentir medo de estar sozinho, o que significa que você não está mais se agarrando em maneiras de afastar seu medo. Você pode começar a curtir como é estar sozinho consigo mesmo e se sentir calmo.


Conforme você aprende a estar sozinho, você pode aprender como ser corajoso e honesto sobre como as coisas estão no momento. Se você consegue cultivar a habilidade de estar OK em ficar sozinho, você pode vir a apreciar sua capacidade de criar todas as condições que precisa para se contentar consigo mesmo e na vida.


Algumas vezes a falta de familiaridade em estar sozinho pode fazer com que pareça estranho, doloroso ou simplesmente errado. O pensamento de fazer amizade consigo mesmo pode parecer fraco ou bobo. Esta é só mais uma forma do medo, que pode ter muitas faces.


Passe um tempo suficiente consigo mesmo e notará todos os tipos de pensamentos surgindo e passando. Pensamentos de ódio. Pensamentos dolorosos. Pensamentos de medo. Nossa mente é expert em pegar alguns pedaços de informações e criar histórias, um enredo. Uma dessas histórias é sobre estar sozinho ser tão aterrorizante, que qualquer outra coisa é preferível.


É aí que entram o tempo e a paciência. Quando você aborda essa idéia, é natural que sinta o mesmo afastamento ou hesitação que você experimenta em qualquer relacionamento novo, então, lide com ela lentamente. Conforme você treina sua habilidade de estar sozinho, sem suspeição ou desdém, você talvez comece a relaxar.


Passar mais tempo consigo mesmo aumenta sua habilidade de reconhecer as forças que estão em jogo na sua vida. Quando você contempla estar sozinho, o que sente? Você prende a respiração? Você contrai seu estômago nesse momento ou sua mandíbula? Quais emoções estão sendo desencadeadas pelo seu filme solitário?


Está tudo bem em ter esses sentimentos; você não tem que gostar deles.

Na próxima vez que o aperto da solidão comandar sua atenção, deixe essa sensação ser sua pista: primeiro respire fundo; desenvolva uma atitude de gentileza e bondade. Esteja presente com o que quer que esteja sentindo. Incline-se para sua tristeza, sua dor, sua alegria. Permita que você seja tímido enquanto você gentilmente começa a se conhecer. Não há nada o que temer quando você se volta para si mesmo com um coração compreensivo. Permita que você tenha a liberdade para descobrir como estar sozinho pode não ser solitário."


Fonte:

https://www.mindful.org/the-power-of-solitude/?utm_content=buffera2e32&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

Posts Em Destaque
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page