top of page

Amamentação e vínculo


Hoje sabemos que a amamentação na primeira hora de vida é muito importante para a dupla mãe-bebê, mas principalmente para o bebê. Isto se deve, além dos fatores nutricionais e de defesa do organismo, ao contato íntimo com a mãe. Falemos então das necessidades básicas do bebê humano: alimento, vínculo afetivo, cuidado sensível e atento, o contato olho-no-olho, pele com pele...


E quando falamos em amamentação, alcançamos também as mulheres que, por razões diversas, não puderam amamentar. Estamos conscientes da importância desse ato, mas enfatizamos que o estabelecimento de um vínculo afetivo pode se dar de diversas maneiras, desde que haja disponibilidade afetiva da mãe, ou cuidador, para um contato íntimo e profundo.


A função materna é fundamental na vida do bebê humano, funciona como um organizador psíquico. Nascemos totalmente dependentes de cuidados e a qualidade destes é uma questão essencial para o bom desenvolvimento físico, mental e social. Nesse sentido, a alimentação, em termos psicológicos, es

tá intimamente relacionada à sobrevivência, à demanda de afeto, à demanda de amor, o que define seu papel importante no estabelecimento do vínculo afetivo e desenvolvimento futuro.


O vínculo estabelecido entre o bebê e seus cuidadores e os próprios cuidados experimentados no início da vida formam a base para a forma com que essa pessoa vai se relacionar com o mundo, como vai amar e ser amada, sua auto-estima, o respeito a si própria, a capacidade de formar e manter relações e ainda a atitude básica do indivíduo perante a vida.


Algumas pesquisas mostram ainda a relação entre comportamentos violentos, disfuncionais e certas patologias (depressão, obesidade, etc.) desenvolvidas em adultos que não estabeleceram vínculos afetivos satisfatórios no início da vida.


A saúde futura e a paz social, segundo Ludwig Janus (1997), são determinadas conforme as circunstâncias da socialização primária, ou seja, das primeiras relações da vida.

Posts Em Destaque
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page