top of page

Psicologia Perinatal: um olhar sensível ao início da vida


Durante os meses em que o bebê se constitui dentro do útero, ele vive através de sua mãe. Os recursos materiais, emocionais e energéticos advêm de sua mãe.


O registro das experiências intrautero nos acompanha ao longo da vida, está presente no padrão de funcionamento do nosso organismo físico, como também na esfera psíquica.


O ambiente em que a mãe vive, suas relações, sua alimentação e suas experiências compõem o ambiente de desenvolvimento do novo ser.


Desde tempos antigos e em diferentes culturas pelo mundo é recomendado que a mulher grávida tenha experiências com a arte, com o belo, que cuide de sua alimentação e de suas emoções.


Esse conhecimento de forma alguma deve ser usado para culpar as mulheres caso não cumpram as recomendações, como vemos acontecer comumente. Mas, deve servir para tornar consciente o grande potencial que há na experiência de gestar uma nova vida. A responsabilidade é o que resulta de todo conhecimento e não a culpa.


Devemos ressaltar que o conhecimento teórico deve sempre acompanhar a história, o contexto ao qual se aplica. Dito isso, vejamos o que é possível realizar dentro da realidade cotidiana atual de cada mulher em nossa sociedade. Lembremos ainda que o objetivo não é definir o que seja uma mãe perfeita, mas dentro de cada história, a melhor mãe possível, a mãe suficientemente boa, como definiu Winnicott.


A vida diária, real, é composta por flutuações entre o bom humor e o mal humor, a alegria, a tristeza, a raiva, entre outras emoções. Essa flutuação também prepara o bebê para o mundo de sua mãe após o nascimento. A riqueza da vida também é expressa na gama de emoções que somos capazes de expressar e em nossa autoregulação.


Porém, devemos estar mais atentos para os estados agudos ou prolongados de ansiedade, de tristeza, irritação, euforia, etc. Nesse caso, onde existe sofrimento pra mãe e um estado de estresse orgânico, as conseqüências para o bebê são conhecidamente negativas também.


Muitas transformações físicas, psicológicas e sociais ocorrem nesse processo de gestar. A mulher pode perceber que essas transformações são muito intensas e desafiam sua capacidade de lidar com as mudanças, e assim, buscar ajuda terapêutica.


Atualmente existem muitas formas de buscar ajuda, muitos serviços que oferecem o apoio e a compreensão necessários para auxiliar a mulher nessa fase crítica. Chamamos de fase crítica pelo potencial transformador que possui.


A mulher que é acolhida e se sente mais tranqüila e confiante durante a gestação, tem um registro positivo de toda essa experiência. Esse será também o registro que o bebê terá do início de sua vida. Além do mais, a mulher que se sente acolhida, também terá melhores condições de acolher seu bebê.

Posts Em Destaque
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page